domingo, 13 de janeiro de 2008

A arte inexata de arrumar um quarto



Sim. Existe uma época no ano em que arrumo meu quarto. Geralmente acontece nas férias, pois é quando posso organizar para que durante o período letivo eu o desorganize completamente, mantendo esse ciclo vicioso.

Não entrarei no mérito da discussão do "por que arrumar o quarto se depois será desarrumado?". O fato é que se eu não arrumar isso de vez em quando, é capaz que EU mesmo me perca dentro dessa quarta dimensão de 9 m² que chamo de quarto.

Mas esse ano quis fazer algo diferente.

Eu tenho três estantes apenas com livros. Tradicionalmente, sempre dividi a organização dos livros da seguinte forma: Os já lidos ficam na estante de cima, enquanto os não lidos ficam na estante de baixo. Os técnicos e da faculdade ficam na terceira estante, ao lado do computador.

E interessante notar que a estante dos livros não lidos se mantém com ocupação sempre constante. É que tenho uns livros a ler, mas durante os tempos aparecem outros que por vontade momentânea "furo a fila" dos livros a ler(o último caso aconteceu com Harry Potter 7), e por causa disso alguns vão ficando na estante dos "a ler". Mas ainda os lerei!

O problema é que como livros novos aparecem sempre aqui em casa, a estante dos "lidos" está crescendo absurdamente! A ponto de ter um "segundo andar", com livros em cima de outros. Ou seja: preciso arrumar isso antes que dê merda, capitão! A questão é: como fazer.

A primeira coisa que decidi foi retirar TODOS os livros da estante. E descobri uma coisa muito interessante: é uma atividade muito boa. Você olha os livros a ler, relê as sinopses e reorganiza a sua fila dos "a ler" mentalmente toda hora. Eu mudei de opinião umas dez vezes. E revendo livros já lidos, ao relembrar a história, bate aquela vontade de ler o livro de novo. E lá vão mais livros para a lista do "a ler".

E ainda achamos umas coisas interessantes. Meus pais têm uns livros em inglês da época do curso que eles fizeram(põe anos nisso!) que eles me deram para que lesse. Peguei eles e guardei nas estantes para que um dia lesse. Parando agora para ver os livros, tomo um surto de alegria seguido de uma desilusão. alguns dos títulos: "Brave New World", "Adventures of Tom Sawyer" e "Seven Greek Tales". Pensando logo que economizaria um dinheiro pois não precisaria comprar uns livros, abro e vejo a seguinte inscrição: "Simplified by Fulaninho da Silva". PORRA! Se é pra ler em inglês, que seja no inglês correto, e não em inglês simplificado. Não sei o que fazer com esses livros. =P

E quanto a arrumação, acho que já me decidi o que fazer. Vou por os livros que não li ou quero reler em curto prazo e por na estante de baixo, e os livros que não pretendo reler a curto prazo(e talvez esses que mencionei no último parágrafo), na estante de cima. Espero que consiga ficar legal agora. =)

E depois de fazer essa etapa, vem a pior: as gavetas! Essa parte é um saco e dispenso comentários. ¬¬'

Nenhum comentário: