domingo, 8 de junho de 2008

Impressões sobre Curitiba

Quem leu meu último post percebeu que no estive em Curitiba no último Feriado. Vou deixar aqui minhas impressões sobre a cidade, e as pessoas.

Para começar, não sei se é praga de carioca, que leva calor para tudo que é lugar, ou se eu fui enganado por muitas pessoas. Mas o fato é que Curitiba NÃO era o frio que todos diziam ser. Me preparei para o Polo Norte, e encontrei um Rio de Janeiro em inverno. Isso significa que de noite até colocava um casaco, mas durante o dia, era camisa mesmo. Preciso voltar para tirar a prova dos 9.


A cidade realmente é bem bonita. Limpa, com calçadas conservadas. Pelo menos em grande parte do tempo fez jus à fama de cidade relacionada ao meio ambiente, cidade limpa etc. Outro ponto interessante é que não notei favelas. Eu percebi regiões pobres sim, mas não encontrei favelas, pelo menos não ao estilo Rio de Janeiro de ser.

Claro que percebi algumas coisas interessantes, como em um momento em que vi uma rede de esgoto a céu aberto, ao lado do trilho de trem. Mas era bem disfarçado. Ou seja: será que essa preocupação com meio ambiente é apenas uma maquiagem e chamariz para turista? Sinceramente, espero que tenha sido apenas um ponto fora da curva, e que seja logo corrigido. Outra coisa é que notei uma presença grande de mendigos dormindo na cidade(mesmo que não tenha visto tantos pivetes). Ou seja, ainda é Brasil...


Os pontos turísticos são lindos. Ópera de Arame, Monumento Croata, os Parques, a Universidade Livre, áreas lindíssimas e que se pode passar um dia inteiro em cada um deles. Pessoalmente, o local que mais gostei foi o jardim botânico, e suas plantas e jardins. Aliás, lá aconteceu uma coisa interessante: Eu e mascote percebemos que o jardim podia ser representado como um grafo, e as distâncias em metro de um nó para outro seria seu peso. E com isso começamos a discutir o melhor algoritmo para tirarmos uma árvore geradora mínima. Definitivamente preciso de férias. =X


Outro ponto bem interessante da cidade são os preços. Curitiba é uma cidade bem barata. Comemos várias vezes em restaurantes super luxuosos, com comida incrivelmente deliciosa, bebendo excelentes vinhos, e pagando a mesma coisa que pagamos aqui por um rodízio de pizza vagabundo na parmê. Definitivamente um excelente custo X benefício. =)

E um último ponto a tocar é sobre as pessoas. Mais especificamente as mulheres. Eu acho que morri e fui ao Paraíso lá. Era tanta, mas tanta mulher bonita passando em frente a nós, que chegou uma hora que começamos a procurar desesperadamente... uma mulher feia! É claro que encontramos, apesar de suspeitarmos que ela era turista. Ô terra abençoada!


Sobre o evento, não preciso comentar mais nada. Já foi tudo escrito no meu outro post. O único detalhe que faltou foi que nele encontrei uma grande amiga Curitibana, a Manuela. Manu é a deusa dos biscoitos da comunidade "Sou EMO - Escucho Mägo de Oz", e converso com ela pelo MSN faz muito tempo. Quando disse a ela que estaria em Curitiba, nós combinamos de nos encontrarmos. Infelizmente não tive muito tempo para conversarmos mais, mas foi bem agradável. E como esqueci de levar a ela uma lembrança, como ela pediu, tenho a obrigação moral de um dia voltar a Curitiba. =D


Bem... essas são as minhas impressões sobre Curitiba.

Nenhum comentário: